Ela é a aposta da PSA Ana Theresa Borsari tem como desafio recolocar o grupo Peugeot-Citroën de volta aos trilhos no Brasil

No primeiro semestre de 2019, as marcas Peugeot, Citroën e DS no Brasil resolveu se expor em uma campanha publicitária para apresentar as mudanças pelas quais a empresa passou no país nos últimos anos. Ana Theresa Borsari apostou a própria imagem para convidar os consumidores a conhecerem os compromissos renovados na oferta de serviços da Peugeot. Primeira mulher a comandar uma unidade do Grupo PSA no mundo, atuando como diretora geral das marcas Peugeot e Citroën na Eslovênia, Ana Theresa está na empresa desde 1995. A executiva passou por vários postos na operação internacional, incluindo a direção da Peugeot no sudoeste da França, região com mais de 150 concessionárias. Desde 2015, o desafio de Borsari é dentro de casa - mais precisamente ocupando o posto de diretora geral das marcas Citroën, Peugeot e DS no Brasil. Com as mudanças em fase de implementação, Peugeot e Citroën operam com a meta de alcançar 5% de share no país em 2021 - hoje, este número está na casa de 2%. Na conversa com UOL Carros, a executiva comenta como a PSA mudou a forma de captar o cliente e fala das apostas nos modelos C4 Cactus e 2008 para voltar a crescer. Ana Theresa Borsari ainda analisa o mapa atual do mercado brasileiro, identificando o perfil de um consumidor disposto a pagar mais por tecnologia, e diz acreditar que o impacto da crise argentina no país é zero.

(...)

Qual é o olhar da executiva para diversidade?

Em pleno 2019, o mundo corporativo carrega a obrigação de estar em sintonia com o que a sociedade atual demanda. Um grupo do tamanho da PSA, portanto, não pode se dar ao luxo de ignorar políticas de diversidade. Mas contar com uma executiva mulher responsável por um território de atuação tão vasto já parece por si só uma declaração e tanto. "Na medida em que os executivos homens, conservadores, entenderem: 'poxa, sempre que eu boto uma pessoa diferente dentro de uma discussão, aquela discussão se torna mais interessante'. Ou: 'toda vez que eu coloco uma mulher ali para ter um pouco mais de perspicácia e intuição e maleabilidade na condução daquela discussão, a discussão fica mais consensual, mais eficiente, menos combativa e eu chego mais fácil onde eu quero chegar'", diz Ana Theresa Borsari. "A gente tem que olhar a diversidade além da questão simplesmente do sexo, do gênero, mas, principalmente, na questão de pensar de forma diferente. Pessoas mais conservadoras com pessoas mais audaciosas, pessoas mais modernas com pessoas mais clássicas. E essa riqueza de olhar, de maneira de enxergar as coisas é que traz benefício para o negócio", teoriza.

As vantagens de ser brasileira no mercado corporativo

A vivência internacional dentro do grupo PSA ofereceu a Ana Theresa Borsari uma gama de estilos de atuação entre executivos. Escolhida para a missão de chefiar a empresa no país, a advogada formada pela USP diz entender que o jeito brasileiro dentro do universo corporativo tem os seus benefícios. "Ser brasileira é uma vantagem porque nós nascemos com a flexibilidade intelectual e somos obrigados a trabalhar com ela. A volatilidade do nosso contexto faz com que que nós sejamos as pessoas mais flexíveis intelectualmente do mundo. Enquanto as pessoas ficam chocadas porque algo novo aconteceu, a gente já está pensando em como solucionar e passar para próxima." Um exemplo prático desse conceito? Borsari cita um compatriota da área estética. "O nosso chefe de design, hoje, da América Latina, é um brasileiro. Ele traz o toque na parte de tecidos, na parte do acabamento. É lógico que os brasileiros têm um olhar, eles têm uma relação com o automóvel que é mais emocional. Então, ele tem um olhar mais detalhado para determinados níveis de acabamento, principalmente na questão estética. Eu diria menos na questão tecnológica, mas na questão estética, sim. Tem uma pitadinha de Brasil ali que precisa tomar cuidado", conclui.

Fonte: Uol

  • Compartilhe:
Voltar

Cadastre-se abaixo e receba mais informações sobre lançamentos,
eventos e novidades Bordeaux.